1

ALETRAMENTO
fraterno

Criado em 1998 para estimular leituras desde o ventre. Ocorre em pequenos grupos de gestantes e tem, nas leituras partilhadas, uma forma de fortalecer o vínculo afetivo com os bebês ainda na barriga.

Palestra

Duração: 1 a 2 horas de apresentação.

Público: Sem limite de participantes.

Necessidades: power-point com som e telão e, dependendo da quantidade de público e tamanhodo auditório, microfone.

Oficina

Duração: 2 a 4 horas.

Público: mínimo 10 e máximo de 25 grávidas (com ou sem acompanhantes).

Necessidades: espaço que permita dinâmicas, roupas confortáveis para os participantes, inscrições prévias.

Curso

Duração: 3 a 6 horas divididas em 2 encontros.

Público: mínimo de 15 e máximo de 30 grávidas com ou sem acompanhantes.

Necessidades: power-point com local para projeção, espaço que permita dinâmicas, roupas confortáveis para os participantes. Inscrições prévias.

2

EXPERIMENTE
a palavra

Vivência que procura, a partir de recursos sensoriais (sons, estímulos visuais, texturas, cheiros e sabores), explorar os cinco sentidos e incentivar outras formas de ler. Teve início com pequenos grupos de bebês, mas, desde 2013, atende também crianças e adultos com necessidades especiais.

Oficinas de leitura sensorial:

Duração: 1 a 2 horas.

Público: mínimo 10 e máximo de 25 bebês (cada um com um acompanhante).

Necessidades: tapete emborrachado, local com dois ambientes separados, um para servir de acolhimento para os bebês e pais, e outro onde o trabalho é realizado. As inscrições devem ser realizadas previamente.

Curso leitura para bebês:

para grupos de pais, educadores ou mediadores de leitura.

Duração: 2 a 4 horas.

Público: mínimo 10 e máximo de 30 pessoas.

Necessidades: tapete emborrachado, local com dois ambientes separados, um para servir de acolhimento para os bebês e pais e outro onde o trabalho é realizado. Inscrições prévias.

Consultoria para escolas:

Com as seguintes modalidades - curso de formação de professores, montagem de acervo, criação de clubes de leitura para a primeira infância (0 a 3 anos) e acompanhamento anual de projetos literários.

3

CLUBE DE LEITURA
para bebês

Criado em 2009, numa creche em Brasília, o Uniduniler - Clube de Bebês Leitores foi considerado, pela Fundação Biblioteca Nacional, como a primeira iniciativa permanente de leitura para recém-nascidos do Brasil. Realizou encontros semanais de trocas de livros, além de rodas festivas de leituras com a presença de escritores e ilustradores. O Clube permaneceu ativo até meados de 2013, quando foi incorporado às dinâmicas do Festival Itinerante de Leitura.

Oficina:

Duração: 3 horas.

Público: grupos de no mínimo 10, mas sem limites de participantes.

Necessidades: espaço que comporte os participantes, não há necessidade de local preparado. As inscrições deve ser realizadas previamente.

Consultoria para montagem de clube de leitura:

Voltada para grupos (condomínios, cuidadores de idosos, jovens, pais, escolas)

Palestra: (duração de 2 horas), Oficina (duração de 4 horas) e Consultoria permanente: (semestral ou anual)

Público: sem restrições.

Necessidades: inscrições prévias. No caso de Consultoria semestral ou anual, assinatura de contrato.

4

A CAIXINHA DE GUARDAR
o tempo

Dinâmica que parte de leituras afetivas com idosos para reconstruir memórias e resgatar lembranças. A ação teve início em 2007, com um grupo de pacientes em tratamento de Alzheimer no Hospital da Universidade de Brasília (HUB) e hoje integra também a programação do Festival Itinerante de Leitura.

Oficina de leitura e memória:

Duração: 2 a 3 horas.

Público: grupos de idosos ou cuidadores de idosos. Mínimo 15 e máximo de 30 participantes.

Necessidades: espaço que comporte os idosos confortavelmente.

Curso:

Capacitação de mediadores de leitura para realizar momentos de leitura afetiva com idosos.

Duração: 3 a 6 horas divididos em dois encontros ou em dois momentos com um intervalo.

Público: cuidadores de idosos, assistentes sociais.

Necessidades: power-point com telão e som.

5

REVOADA
poética

A ideia de juntar leitura e brincadeira foi o ponto de partida! Primeiro surgiram balões coloridos "recheados” com poemas. Depois, pipas que ganharam, na caligrafia de várias crianças, textos retirados de seus livros favoritos e, por fim, as pipas ilustradas por renomados escritores e ilustradores, que cederam ao Uniduniler trechos de suas obras. Em 2016, foram confeccionados 14 modelos diferentes de pipas que podem ser lidas e transformadas em livros que voam! A revoada é um dos mais lúdicos momentos do Festival Itinerante de Leitura e traduz ao pé da letra o prazer de brincar de ler, fazer voar a imaginação e empinar sonhos!


Oficina de criação de pipas poéticas:

Público: de 20 a 40 crianças.

Necessidades: espaço que permita a montagem de um varal e
local para que as crianças possam montar as pipas e depois empiná-las.

6

CONCERTO
literário

Espetáculos que reúnem num mesmo palco várias linguagens artísticas. Escritores, ilustradores e músicos se juntam em leituras partilhadas, performances de ilustração, histórias contadas e cantadas. Os Concertos Literários partem das leituras realizadas pelos próprios autores e de cada história para mostrar que dentro de um livro cabe muito mais do que se imagina!


Espetáculos:

Duração 1h30.

Público: crianças e adultos até o limite da capacidade do local.

Necessidades: palco, power-point com telão, som com operador, mesa de luz com operador, microfone auricular e flipchart para que ilustradores possam trabalhar ao vivo.

7

UNIDUNILER
jovem

Clubes de leitura voltados para jovens. Piloto realizado durante o V Festival Itinerante de Leitura, em parceria com Calangos Leitores no Gama. Leituras partilhadas de clássicos e autores contemporâneos, discussões dos títulos lidos, formação de leitores críticos, discussões das obras do Programa de Avaliação Seriada - PAS e do Exame Nacional do Ensino Médio, oficinas e encontros com escritores.

Consultoria para a criação de novos Clubes de jovens leitores:

Palestra: 1h30.

Público: interessados em criar clubes de leitura voltados para jovens.

Necessidades: espaço que acomode os participantes, power point com telão e som

Acompanhamento mensal com curadoria de acervo, oficinas e atividades

8

Asas da
liberdade

Asas da Liberdade agora é permanente! O projeto de Leituras afetivas e partilhadas com pessoas em privação de liberdade, tronou-se em 2019 mais um braço permanente do Uniduniler todas as letras e agora junto com o Terapia da Palavra de leitura e música em hospitais vai realizar ações mensais, A escritora Alessandra Roscoe, firmou parceria com a Escola do CASE – Centro de Atendimento Sócio Educativo de Santa Maria no Rio Grande do Sul e já em Maio deu início às atividades com uma turma de menores internos que recebeu durante a Feira do Livro de Santa Maria, a visita da escritora. Os garotos participaram de uma oficina de pipas poéticas e a partir deste primeiro encontro irão realizar trocas de cartas e leituras com encontros virtuais em sala de aula.
Terapia da palavra já acontece uma vez por mês no Hospital Regional da Ceilândia, desde agosto de 2018.



Curso de formação de mediadores em leituras afetivas para atuar nestes locais:

Duração: de 3 a 6 horas de treinamento divididas em dois momentos com um intervalo.

Público: Agentes penitenciários e assistentes sociais que queiram atuar como mediadores de leitura

Necessidades: espaço que acomode os participantes, power point com telão e som

9

TERAPIA DA
palavra

Outro braço permanente do Uniduniler todas as letras, com ações mensais no Hospital Regional da Ceilândia e Na Casa de Acolhimento Vila do Pequenino Jesus no Lago Sul, realiza leituras afetivas com música nos leitos, nas internações e nas incubadoras da UTI Neonatal.

Oficina:

Duração: 2 a 4 horas.

Público: voluntários que queiram se capacitar para atuar com leituras partilhadas nos hospitais.

Necessidades: Espaço que comporte participantes, power-point e telão.

Curso:

Terapia da Palavra - Formação de mediadores de leitura para atuar em hospitais.

Duração: 6 a 8 horas divididas em dois encontros.

Público: Interessados em atuar com livros, leituras e literatura afetiva em hositais.

Necessidades: Espaço que comporte participantes, power-point e telão.

: